sexta-feira, 12 de junho de 2009

Stewart 70.

Boas pessoal.

Hoje, 11 de junho Jackie Stewart completa 70 anos.

Jackie foi um dos grandes pilotos da F1. Sem dúvida o melhor de seu tempo.



Jackie conquistou três títulos na F1 em 1969 (Matra), 1971 (Tyrrell) e 1973 (Tyrrell). Stewart ganhou 27 GPs na F1, um recorde em sua época, só batido por Alain Prost anos depois. Essas 27 vitórias foram contabilizadas em 99 participações em GPs. Abandonou a F1 devido ao acidente fatal de seu companheiro de na Tyrrell François Cevert, ocorrido durante os treinos do GP dos Estados Unidos de 1973 em Watkins Glen. Esse GP teria tudo para ser uma grande festa para Stewart e A Tyrrell, afinal era a última corrida de 1973, Stewart era campeão de pilotos de 1973 e esse GP seria o 100º de sua carreira. Porém a morte de Cevert, no qual Stewart via seu sucessor na Tyrrell, abalou Stewart a ponto de abandonar sua carreira na F1.

Após um grave acidente ocorrido em Spa Francochamps em 1966, Stewart virou um dos maiores defensores do aumento de segurança na F1, numa época onde morriam em média três pilotos por ano. Foi ele quem idealizou o macacão anti-chamas e o capacete fechado. Graças aos esforços iniciais de Stewart, a F1 se tornou infinitamente mais segura hoje se comparada com a F1 dos loucos anos 60 e 70.

Segue um vídeo retirado de um documentário da BBC sobre Stewart, onde o mesmo fala sobre a falta de segurança que permeava o esporte à motor em sua época:



Segue um bonito tributo à essa lenda do automobilísmo:



Parabéns Gentleman Driver!

2 comentários:

Speeder76 disse...

DEfinitivamente, um senhor nas pistas, e fora delas.

Ando por estes dias a fazer uma extensa biografia sobre a trajectória do piloto, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Até agora, publiquei três partes, e a última parte vai até ao final da temporada de 1970. Mas há mais, muito mais...

Abraços!

L.O. disse...

The real Gentleman Driver!!!