domingo, 14 de junho de 2009

24 Heures Du Mans Peugeot 1-2.

Boas Pessoal.

A Peugeot venceu hoje as 24 horas de Le Mans 2009 com seu 908 (categoria LMP1) . David Brabham, Marc Gené e Alexander Wurz conduziram o Peugeot 908 a vitória depois de 382 voltas. Em segundo outro Peugeot 908 do trio Sebastien Bourdais, Stephane Sarrazin e Franck Montagny chegou em segundo uma volta atrás do vencedor.


Com essa vitória a Peugeot desbanca a Audi, que ganhou oito das últimas nove edições, a Bentley (um Audi R8 fantasiado de carro inglês, afinal são todas marcas do grupo VW), ganhou uma das nove últimas edições.

O melhor Audi R15 qualificado foi o do trio Tom Kristensen, Dindo Capello e Allan McNish, que fechou a corrida em terceiro lugar, completando 376 voltas, seis voltas atrás do Peugeot vencedor.

Esse humilde blogueiro virou fã incondicional desses Peugeout 908 depois que os mesmos vieram correr as 1000 milhas de Interlagos à dois anos atrás. São carros de outro mundo, na época viraram somente 6 segundos mais lentos que um F1, impressionante em se tratando de carros feitos para provas de Endurance, outra característica marcante desses 908 em Interlagos era o ruído dos carros, extremamente silenciosos, quando passavam em plena aceleração na reta dos boxes, o que se ouvia eram os pneus rolando e o turbocompressor trabalhando. Enfim carros fantásticos!

A última vitória da Peugeot em Le Mans aconteceu em 1993, quando o trio Eric Hélary, Christophe Bouchut e Geoff Brabham venceram à bordo do 905 EVO 1B.

Curioso notar que em ambas as vitórias, a de 1993 e a de hoje, os irmãos Brabham, Geoff e David, filhos de Jack Brabham fizeram parte das respectivas equipes.

A equipe do primeiro sobrinho, abandonou na madrugada, e a verdadeira estrela brasileira na edição 2009 das 24 horas de Le Mans, foi novamente Jaime Mello Jr. que em parceria com Mika Salo e Pierre Kaffer venceu na categoria GT2 à bordo de uma Ferrari F430 da equipe Risi Competizione. Mello Jr. repetiu assim, a vitória na categoria GT2, que havia alcançado na edição da corrida francesa ano passado.

Na LMP2 o vencedor foi o Porsche Spyder da equipe Essex, pilotado pelo trio Emmanuel Collard, Kristian Poulsen e Casper Elgaaard.

Na GT1, a vitória ficou com Johnny O'Connell, Jan Magnussen e Antonio Garcia a bordo de um Corvette.

Abraços a todos e parabéns a Peugeot.

Um comentário:

L.O. disse...

Bôa Capi! Mandou bem!

Belo Review Carlo.