quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quem, quando e onde? (Jochen Rindt)

Boas pessoal.

Fiquei devendo a vcs a resposta da penúltima rodada do quiz.

O Medina fez barba, cabelo e bigode, Jochen Rindt, Monza 1970 de lotus 72.

Existem alguns fatos curiosos sobre essa rodada do quiz.

Essa foto é do treino para o gp em questão, tirada momentos antes de Jochen perder a vida na parabólica.

Alguns fatos sobre a fatalidade ocorrida:

Jochen havia retirado as asas do seu Lotus 72, para ganhar velocidade nas longas retas de Monza (que naquela época nem chicanes possuia)

Curiosamente nesse treino ele estava utilizando um capacete branco, sua pintura usual era o preto.

O carro de Jochen acabou batendo por causa do rompimento do semi-eixo dianteiro, de seu Lotus 72, que ligava os freios dianteiros, que eram on board, às rodas. Com esse rompimento seu carro acabou por dar uma guinada forte para o lado esquero na entrada da parabólica ( a curva é tomada à direita).

Rindt apesar de correr pelo team Lotus, colocava sempre em dúvida a resistência dos carros criados por Colin Chapman.




Rindt achava imcômodo o quinto ponto do cinto, e nunca afivelava o mesmo. Na sua batida fatal, houve estrangulamento da laringe pela parte abdominal do cinto, isso só aconteceu, pois Jochen não estava utilizando o quinto ponto e após a batida seu corpo escorregou para frente.

O companheiro de Jochen na época era Emerson Fittipaldi, que curiosamente sofreu um acidente na mesma curva no dia anterior. Segundo o próprio Emerson, que era estreante na categoria naquele ano de 70, ele acabou perdendo o ponto de frenagem da parabólica e acabou subindo na traseira do Ferrari de Clay Regazzoni, rodopiou no ar, e acabou por ficar enroscado com carro e tudo na copa de uma árvore que ficava próximo à curva.




Mesmo tendo falecido, Rindt, foi campeão em 1970, quem assegurou sua vitória na última corrida foi Emerson Fittipaldi, que ganhou o último GP da tempora de 1970 nos EUA ( o primeiro de sua carreira), acabando com as possibilidades de Ickyx da Ferrari se tornar campeão, Jochen é até hoje o único caso de piloto campeão post mortem da história do automobilísmo.

De certa forma a morte de rindt abriu espaço para que Fittipaldi se tornasse o piloto número um do team Lotus, iniciando sua vitoriosa carreira na equipe que culminaria com o título de 1972.


Para os mais fortes de estômago segue link do vídeo do acidente. São imagens fortes:



Abraços à todos.

3 comentários:

L.O. disse...

Continuo achando que a culpa é do Colin...

Blog do Malfitani disse...

L.O. qual Colin?

Abs.

L.O. disse...

O de verdade (Chapman)...