domingo, 21 de junho de 2009

Review GP da Inglaterra.


Boas Pessoal.

E vamos para mais um review, agora do Grande Prêmio da Inglaterra em Silverston, aliás essa pode ter sido a última corrida em Silverston, para 2010, Doninton Park está muito bem cotada para substituir a tradicional pista que foi palco da primeira corrida de F1 da história em 1950 e da primeira vitória da Ferrari em 1951 pelo grande piloto argentino José Froilán Gonzaléz.

Na humilde opinião desse blogueiro, se o GP da Inglaterra, não será mais em Silverstone, que seja em Brands Hatch, que é o circuito mais legal do Reino Unido onde a F1 já correu.
A corrida, foi monótona, porém nem tanto quanto a última na Turquia.

Vettel dominou o final de semana, pole, volta mais rápida e vitória, desde a largada o jovem alemão se mostrou imbatível, e não foi incomodado em momento algum. Se alguém pode desafiar Button esse ano ainda, esse alguém e Vettel.

Mark Webber teve uma atuação discreta, porém eficiente chegando em segundo e garantindo a dobradinha de Red Bull.

E por falar em Red Bull, as modificações aerodinâmicas do carro, notadas principalmente no nose cone que se tornou bem mais largo nessa corrida de Silverstone e um novo difusor traseiro no assoalho, com certeza surtiram efeito, os carros da equipe estavam imbatíveis. Aliás desde o começo do ano percebe-se que em pistas com curvas de alta velocidade como Silverstone o excelente projeto aerodinâmico da Red Bull dá a equipe uma vantagem significativa, os Red Bull são os carros mais equilibrados em curvas de alta velocidade. Ponto para Adrian Newey, que projetou o carro com a melhor aerodinâmica do ano.


Em terceiro chegou Rubens Barrichello, que finalmente conseguiu terminar uma corrida a frente de seu companheiro de equipe Jenson Button, porém Rubens fechou a corrida a longinquos 41 segundos do vencedor Vettel. Vale o comentário que a Brawn não se achou em momento algum durante o final de semana na Inglaterra. As imagens on board tanto de Button como de Barrichello mostravam um carro instável, que necessitava de muitas correções durante a volta, coisa que até então não havia se notado nas corridas anteriores. Provavelmente o carro da Brawn não se adaptou aos compostos dos pneus Bridgstone fornecidos para Silverstone. A conferir nas próximas corridas.
Button teve seu pior final de semana em 2009, fechou a corrida em Sexto, somando 3 pontos, em momento algum do final de semana andou entre os quatro primeiros, e pela primeira vez no ano não terminou uma corrida no pódium. Button tem uma grande vantagem de pontos na liderança do campeonato porém se Vettel desembestar a ganhar corridas e Button continuar chegando em quarto para trás, essa vantagem pode ir diminuindo até o fim do ano e os dois podem chegar nas últimas provas disputando o campeonato, porém acho mais palpável que o desempenho da Brawn, em especial de Button tenha sido algo pontual ao GP da Inglaterra, a equipe e os pilotos parecem não ter achado um acerto adequado o que acabou comprometendo o desempenho no final de semana, porém olhando-se para as corridas anteriores pode-se afirmar com certeza que a Brawn tem um carro muito bom, e que em breve devemos ver mais algumas vitórias de Jenson ou até mesmo de Barrichello.
Curioso notar ainda que Barrichello se sente muito mais à vontade do que Button em um carro de comportamento maistemperamental, como estavam se apresentando hoje os Brawn em Silverstone. Isso também era notado no ano passado, quando a Honda projetou uma cadeira elétrica. Durante o ano passado, Barrichello teve apresentações muito mais convincentes do que Jenson, assim como hoje em Silverstone.


O estilo de Jenson me lembra muito o de Alain Prost, o francês, assim como o Inglês, guardando as devidas proporções, são bons acertadores de carros, porém se não conseguem acertar seus carros, de forma que os mesmos tenham reações mais progressivas e controladas, não conseguem suprir essa deficiência mudando o preciso porém suave estilo de pilotagem.

A Ferrari apresentou alguma evolução em relação à Turquia, e apareceu como a terceira força nessa corrida em Silverstone, porém mutio distante de Red Bull e também da Brawn que teve um final de semana atípico. Massa após largar muito bem, apesar da grande quantidade de combustível que possuia no momento da largada, acabou dando uma escapada da pista quando tinha os pneus frios e muito peso de combustível, acabou perdendo a posição para Button. Fechou a corrida em quarto e fez o melhor possível com o equipamento que tinha nas mãos.

Raikkonen após uma ótima largada, colou relé novamente e realizou uma corrida burocrática, fechando a corrida em oitavo e livrando um pontinho. O finlandês tem talento para um pouco mais do que isso, mas hoje parece ter sido um dos dias em que ele se desliga da corrida.

Nico Rosberg foi outro que andou muito bem e tirou tudo de seu Williams, chegando a ameaçar o terceiro posto de Barrichello durante a corrida, no final ainda segurou Button. O filho de Keke vem mostrando por que merece estar na F1, inclusive numa equipe maior que a a Williams.

Já Nakajima após uma boa qualificação, fechou a corrida em décimo primeiro, após a largada o Nakajima só andou para trás na classificação, e continua zerado em pontos no campeonato enquanto seu companheiro Rosberg tem 15,5 pontos no campeonato. A F1 é coisa demais para Nakajima...


A Toyota foi mera figurante durante o final de semana com Trulli fechando a corrida em sétimo e livrando 2 pontinhos e Glock em nono fora dos pontos. Para quem possuí o maior orçamento da F1, chega a ser um resultado insatisfatório.

Ao contrário da Toyota, a pequena Force India, nas mãos de um inspirado Fisichella, fechou o GP em décimo lugar, um bom resultado para a mais modesta equipe da F1 atual. Sutil terminou a corrida em décimo sétimo e penúltimo lugar, mas começou largando dos boxes, o que comprometeu logo se saída sua corrida na Inglaterra.

A Renault vem mostrou um desempenho sofrível, com Piquet Jr. chegando em décimo segundo e Alonso em décimo quarto. Piquet conseguiu algo raro, terminar à frente de Alonso, porém fora dos pontos e continua zerado na classificação do campeonato.

Alonso também não marcou pontos mas protagonizou uma linda disputa com Lewis Hamilton a bordo de seu problemático McLaren. Disputa que lembrou as de 2007, porém hoje ela foi pela décima terceira posição, graças às carroças que ambos conduzem esse ano...

A BMW é uma constante em apresentações pífias em 2009. A única equipe que insistiu no KERS, quando a FIA quis abandoná-lo antes da temporada de 2009 começar, hoje correu sem a traquitana. Somente uma prova de quão perdidos estão no programa de desenvolvimento na F1.
Azar de Kubica e Heidfeld, que seguraram bravamente Alonso e Hamilton na primeira parte da prova. Ambos não marcaram pontos.

O que falar de McLaren, Hamilton chegou em décimo sexto, penútlma posição. A equipe vive um dos piores desempenhos de sua história em 2009. O carro desse ano parece ter algum problema grave de conceito. Hamilton vem a várias corridas reclamando pelo rádio de falta de aderência, lei-se falta de downforce. Se Withmarsh for minimamente inteligente, começa a trabalhar imediatamente no carro de 2010, para esquecer desde já 2009...

Kovalainen abandonou mais uma vez, pois se envolveu em confusão com Bordais. Esses incidentes vão só alimentando os boatos de que o finlandês será substituído para o ano que vem... Seria até melhor o próprio Kova pedir demissão imediata, pois pilotar um carro como o McLaren desse ano pode queimar a carreira de qualquer um.
Da Toro Rosso, só tenho algo a comentar, que saudades devem estar sentindo do Vettel. Buemi e Bourdais não vem fazendo jus à vaga que tem na equipe.

Quanto a briga FOTA versus FIA, não tenho muito o que comentar, acho somente que a política dentro do esporte deve ficar em segundo plano. E que o dinheiro envolvido e a ganância das duas partes são o real motivo dessa guerra. No final vai tudo continuar praticamente como está, afinal como sempre os picaretas vão dividir o montante.
Abraços a todos até o próximo GP.

Um comentário:

L.O. disse...

De fato, Felipe carregou o carro no colo e fez acontecer.

Engraçado, Rubens ainda não chorou, né? Será que Button vai reclamar que a "estratégia beneficiou Rubens"???

É bom o "Tio Ross" ficar esperto, pois "Tião" vai incomodar bastante quando puder...

Belo review Carlo.