sexta-feira, 1 de maio de 2009

Senna 15.


Boas Pessoal.

Hoje fazem 15 anos que Ayrton Senna perdeu sua vida no GP de Imola de 1994, na curva Tamburello.

Como muito já foi dito em todos os meios de comunicação, segue abaixo, texto sobre o piloto, escrito por mim a 5 anos, para a revista Hobby News:

Em primeiro de maio 2004 fazem 10 anos que um dos melhores pilotos que ingressou na Fórmula 1, infelizmente nos deixou. Como grande admirador do esporte a motor em geral e conseqüentemente da Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo, não posso deixar de reconhecer a importância que este Paulistano, teve e sempre terá na história da Fórmula 1, ao lado de Jim Clark, Juan Manuel Fangio, Niki Lauda, Jackie Stewart, e tantos outros grandes campeões.

Esse texto é uma pequena homenagem que decidi realizar em memória de Ayrton Senna da Silva, um dos maiores de todos os tempos da Fórmula 1, contando sua carreira nos monopostos
Depois do Kart, Senna pilotou um Van Diemen, o primeiro monoposto da carreira de Senna, na Fórmula Ford 1600 em 1981.

Em 1982 Senna participou da Fórmula Ford 2000, também com um Van Diemen, obtendo 22 vitórias ao longo do ano. A Van Diemen é uma fábrica de chassis de monopostos de origem inglesa, que é propriedade de Ralf Firman, pai do piloto de mesmo nome, que disputou o campeonato de F-1 em 2003 pela equipe Jordan.

Neste mesmo ano, a imprensa especializada inglesa, criou o famoso trocadilho envolvendo o nome de um dos templos ingleses do automobilismo, que sediou a primeira corrida da história do campeonato de Fórmula 1, Silverstone, e o sobrenome do arrojado piloto brasileiro, que vinha dominando o certame da Fórmula Ford 2000 de maneira avassaladora, surgiu então o apelido de “Silvastone”. Uma clara rendição da imprensa especializada do velho mundo, ao excepcional desempenho do jovem piloto brasileiro.

Em 1983 Senna correu a F-3 inglesa. Seu principal rival nesta categoria era o Inglês Martin Brundle, o campeonato foi decidido na última rodada em Truxton, a favor de Senna.

No mesmo ano Ganha o GP de Macau de F3. Macau era a corrida que fechava o ano para a Fórmula 3, nessa corrida participavam os melhores pilotos de todos os campeonatos regionais de F-3. Apesar do GP de Macau não valer pontos para o campeonato inglês de F-3, a vitória nesta corrida tinha um valor tão significativo quanto o próprio campeonato de F-3 inglês, devido à dificuldade do traçado que apesar de ser um circuito de rua nos moldes de Montecarlo possui pontos de altíssima velocidade. Nessa corrida o carro de Senna recebe as cores da Marlboro.
Até aqui Senna havia faturado tudo ao volante de monopostos.

Ainda em 1983 Senna testa carros De F1 pela Williams de Keke Rosberg (FW-08C), McLaren de John Watson(MP-4/1C) e a Brabham de Piquet.
Em 84 ingressa na F1 pilotando pela equipe Toleman.

Nas 4 primeiras corridas de 1984 Senna dirige o Toleman TG 183. Carro utilizado pela equipe Toleman durante a temporada de 1983.
À partir do GP da França de 84, Senna recebe o novo Toleman TG184

Com o Toleman TG184, Senna realiza sua primeira grande façanha na F-1. Debaixo de um dilúvio, no GP de Mônaco de 1984. Senna é o décimo quarto do grid de largada, ao final da primeira volta Senna passa na nona posição, deixando cinco pilotos para trás na primeira volta, na décima volta já é sexto colocado, na décima quinta ocupa a terceira posição, na décima nona volta Senna é segundo, 36 segundos atrás de Prost. Na vigésima nona volta à diferença já era de 11 segundos entre Senna e o líder Prost. Em questão de algumas voltas Senna passaria por Prost e assumiria a liderança do encharcado GP. A ultrapassagem ocorre na volta 32, porém o diretor de prova Jacky Ickx, interrompe a prova alegando falta de segurança, realmente algumas voltas antes a chuva havia aumentado e começaram a ocorrer alguns acidentes, e o resultado válido para o GP foi o da volta anterior, no caso a trigésima primeira passagem. Prost é declarado vencedor, Senna fica em segundo, os pilotos que pontuaram recebem somente a metade dos pontos, pois a corrida foi finalizada antes de 75% da distancia total. Ickx possuia o poder de interromper a prova por falta de segurança, nunca saberemos ao certo se houve um contexto político nessa decisão, ou se Ickx simplesmente terminou a corrida devido a chuva torrencial. De qualquer forma Senna com essa brilhante atuação “entregou” seu cartão de visitas à Fórmula 1. Um fato curioso, é que neste ano Lauda foi campeão sobre Prost, o vice, por meio ponto, provavelmente, se a corrida de Mônaco não fosse interrompida, provavelmente Prost hoje seria pentacampeão e Lauda bi-campeão.

Os Tolemans foram projetados por Rory Byrne, que é o projetista dos carros de Michael Schumacher, desde a época da Benneton, até a Ferrari nos dias atuais.

Ainda em 1984 Senna corre com um Porsche 956 da equipe Joest, junto com Stefan Johansson e Henry Pescarolo, em Nurburgring pelo campeonato mundial de esporte-protótipo.

Ainda em 1984 numa corrida monomarca, promovida pela Mercedes, onde foram usados os modelos 190E, pilotados por grandes nomes da F-1 em todos os tempos, preliminar ao GP da Austrália de F-1, Ayrton Senna ganha a corrida em cima de J. M. Fangio, que erra na última volta, essa com certeza caiu no colo de Senna, mas chegar atrás do lendário Fangio também pode ser considerado uma vitória, o mais fantástico é que fangio já tinha quase seus 70 anos ! E liderou a corrida toda, perdendo na última volta em um erro tolo, porém perdoável em se tratando de uma lenda. com essa vitória, Senna levou o carro pra casa como prêmio. Mas já ouvi relatos que a Mercedes acabou dando os carros para os respectivos pilotos que participaram dessa prova.

Em 1985 Senna se muda para a Lotus-Renault, e consegue sua primeira vitória em Estoril no GP de Portugal. Essa vitória foi alcançado sobre condições traiçoeiras devido a chuva torrencial que marcou presença durante toda a corrida. Senna foi magistral, e deu um baile em seus oponentes, uma primeira vitória digna de um mito. À partir dessa corrida Senna ficou conhecido como o “Rei da Chuva”

Em 1986 Senna continua na mesma equipe porém com um novo modelo o Lotus-Renault 98T. Com esse carro, Senna consegue a vitória mais apertada da F-1 até hoje sobre Mansell e sua Williams Honda FW-11.
Em 1987, Senna continua na Lotus, porém a equipe muda a JPS pela Camel e os motores Renault, pelos Honda. Senna ganha pela primeira vez em Mônaco, tornando-se o primeiro brasileiro a ganhar no Principado na história. A Lotus aposta na suspenção ativa, e o carro se mostra muito ruim.

Em 1988 Senna muda-se para a McLaren-Honda, fazendo parceria com Alain Prost, 1988 foi um feudo da Mclaren, quando os McLaren Boys, (como eram chamados Prost e Senna em 1988 pela mídia européia especializada), realizaram um grand slam nas pistas, vencendo 15 das 16 corridas do ano, número que só seria igualado em 2002 pela Ferrari e a dupla Schumacher e Barrichello. em 1988 em seu primeiro ano de Mclaren, Senna não se intimida com o a experiência de seu companheiro de equipe e arrebata seu primeiro título em Suzuka. Em 1988 Senna mostra-se mais veloz do que Prost constantemente.

Em 1989, não podendo acompanhar a velocidade de Senna nas pistas, Prost usa de táticas psicológicas e jogadas de bastidores para desestabilizar Senna, que cai no jogo do Francês, que ecoa aos quatro cantos do mundo que a Mclaren e a Honda favorecem Senna dentro da equipe. No final de 1989, Prost sagra-se campeão, porém com uma ajuda do seu compatriota Jean Marie Balestre.

Em 1990, Prost se retira da McLaren e vai para a Ferrari, o novo companheiro de Senna é Gerard Berger. A McLaren apresenta o MP4/5B.

A Batalha pelo campeonato é de novo entre Senna e Prost, o campeonato é decidido novamente em Suzuka, só que dessa vez Senna é quem joga o carro deliberadamente em cima da Ferrari de Prost logo na largada.

Por causa do desfecho da temporada de 1989, a FIA não se manifesta quanto ao acontecido em 1990. E o ranking fica Prost 1x1 Senna. Senna sagra-se bi campeão.

Em 1991, a ameaça vem de uma nova equipe e de um novo piloto, Nigel Mansell e Seu Williams FW-14, um carro muito superior ao Mclaren MP4/6. O grande erro da McLaren e da Honda, em 1991, foi a adoção de um motor V-12 que se mostrou pesado, beberrão e não tão potente quanto se esperava. Em compensação a Williams vinha com um leve, potente e elástico V10 Renault, uma suspensão ativa beirando a perfeição e um chassis anos luz melhor que o do McLaren MP4/6. Porém na primeira metade da temporada, a Williams sofre com problemas de confiabilidade, e Senna não deixa escapar a oportunidade e Vence os 4 primeiros Gp´s, e consegue fechar o ano como tri-campeão de Fórmula 1 apesar da superioridade Mansell-Williams, à partir da segunda metade de 1991.

Em 1992 Senna tem uma fraca MP4/7 nas mãos, um carro que parece ter andado para trás em relação à 4/6 de 1991. Não pode fazer nada contra Mansell e sua super Williams
FW-14B.

No início de 1993, Senna mostra-se insatisfeito na McLaren, chegando no começo da temporada à assinar contratos para cada corrida, deixando todos na incerteza de sua participação até o fim do certame. A McLaren passa por uma crise, não possui mais o motor Honda, e é obrigada a utilizar um Ford Cosworth, mais fraco que os motores da Benetton, que é a equipe que em 1993 recebe os motores de especificação mais recente, sendo os da McLaren sempre uma especificação anterior aos da Benneton, que possui na época um piloto chamado Michael Schumacher que começa mostrar seu talento.

O 4/8 possuia um chassis equilibrado e a Mclaren consegue fazer a suspensão ativa chegar ao quase ao mesmo nível da suspenção das Willimas, mas seu problema agora é um motor muito fraco. Mesmo assim Senna realiza corridas magistrais como Silverstone, Mônaco, Interlagos e Donnington. Mas o esforço não rende o esperado e Prost se torna Tetra Campeão pela Williams em 1993.

Foi com esse carro no GP da Austrália que Senna ganhou sua quadragésima primeira, e última corrida de sua carreira. Foram também seus últimos pontos na F-1 e sua última corrida pela McLaren.

Em 1994, Senna consegue ingressar na Williams, fato que o mesmo havia tentado em 1993, mas Prost vetou a entrada do mesmo na equipe embasado em uma cláusula de seu contrato. Porém Prost abandona a Williams no fim de 1993, e deixa o caminho livre para Senna.

Senna torna-se o favorito ao título de 1994 à época dos testes de inverno, porém, surge um novo e inesperado adversário nas pistas Michael Schumacher e sua Benneton-Ford. Com certeza seria um ano épico para a Fórmula 1 marcando uma nova e acirrada rivalidade, mas infelizmente o destino não quis assim.

Como piloto, Senna com certeza sempre terá meu respeito e profunda admiração.

Ayrton Senna com certeza hoje está correndo junto com Nuvolari, Caraciola, Ascari, Fangio, Clark e muitos outros que já se foram, lá no andar de cima.

Valeu Senna!

Ao lerem esse texto esqueçam o ufanismo que a Globo, e o brasileiro mediano, sempre associaram à carreira e aos feitos de Senna, que com certeza foi um dos grandes, entre tantos pilotos que nós admiramos.
Segue um vídeo tributo:




R.I.P.

2 comentários:

L.O. disse...

Senna era um talento nato, mas o que diferenciava dos outros pilotos era seu carisma, algo que o "Record Breaker" Michael Schumacher não teve...

Senna é muito lembrado e admirado principalmente no Japão.

Belo review Carlo! Parabéns!

Blog do Malfitani disse...

Fala L.O.

Concordo em gênero número e mais ou menos em grau....

Acho que o carisma foi graças à marketing próprio de da rede glóbulo.....

Obrigado pelo elogio, fico muito feliz de vc ter gostado!

Grande Abraço!