sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pitacos do GP da Malásia.

Boas pessoal.

À partir de hoje, após cada GP de F-1, esse humilde blogueiro irá por sua opinião pessoal sobre o cenário da temporada 2009 da F-1, sintam-se à vontade para opinar nos comentários.

Segunda etapa, na Malásia, bem todos já sabem, corrida tulmutuada, realizada em horário pouco convencional (final da tarde de domingo na Malásia), para que o Tio Bernie aumentasse a audiência televisiva na Europa, fazendo que o horário da transmissão da corrida acontecesse em horário nobre no domingão no velho mundo. Bem li por aí que a audiência do GP da Malásia foi maior esse ano do que em 2008 na Europa, ponto para o Bernie, que de quebra arrecadou mais alguns trocados em publicidade na TV. Aliás, durante muitos anos os GP´s realizados na Ásia e Oceania, tiveram seus horários fixos, esse ano o tio Bernie resolveu mudar, favorecendo a Europa. Achei essa mudança um sinal de que Bernie, que durante anos tentou fazer o norte americano pegar gosto pela categoria, voltou novamente seus olhos para o velho continente, muito provavelmente devido à crise financeira que atualmente assola o mundo, porém de forma mais aguda os EUA. Enfim, tio Bernie vai onde está o dinheiro, e definitivamente, o poder financeiro do mercado Norte Americano anda bem em baixa.


A corrida da Malásia nem chegou até a metade, desse jeito ficaram valendo somente a metade dos pontos, caso semelhante ocorreu no GP de Mônaco de 1984, aquele em que Senna chegou em segundo, porém o Galvão narrou a vitória. Pelo menos ele aprendeu, pois nesse GP estava esperto e alertou que a passagem da volta anterior à bandeira vermelha é que valia, o que não diminui minhas críticas ao narrador de todos os esporte da globo, acho ele muito fraquinho, para quem acompanha a F-1 a tantos anos, como ele mesmo gosta de falar durante as transmissões, ele é praticamente um leigo no assunto, de qualquer forma podia ser pior, imaginem o Tadeu Schimidt narrando a corrida... que saudades do Edgard de Mello Filho narrando o DTM...

Diga-se de passagem, Prost perdeu o campeonato daquele ano por meio ponto para Lauda, se a corrida tivesse ido até o fim, valendo todos os pontos, e as posições se mantivessem, Prost teria sido campeão ao fim do campeonato.



Button deu um sabonente em todo mundo novamente...perfeito, e o Barrichello...ah o Barrichello... Para quem estava aposentado no começo do ano, e renasceu para a F-1, nessa surpreendente Brawn GP, Barrichello está deixando a desejar, as coisas podem até mudar, o que particularmente acho difícil, mas já dá impressão de que o Barrichello vai ser segundo piloto, uma pena, pois poucos profissionais do mundo todo, tem uma segunda chance dessas, e parece que a areia está escorrendo pelos dedos de Barrichello, essa semana Ross Brawn declarou que se arrpende de não ter percebido as qualidades de Button nos seus tempos de Ferrari, Brawn com essa delcaração, além de tecer elogios ao piloto inglês, deixou claro nas entrelinhas que Button é à partir de agora o primeiro piloto da equipe, e de quebra colocou Barrichello sob pressão para mostrar mais resultado.


Essa supremacia da Brawn está fazendo a alegria dos fãs de corridas, o verdadeiro Davi contra Golias, porém alguns devem realmente estar emputecidos com isso, em primeiro lugar a Honda, que nessa sua última passagem pela categoria sempre foi um barco fazendo água, assim que eles sairam, o carro vira um foguete... Deve ter muita gente da Fábrica de Civics e Fits achando lugar para enfiar a cabeça, porém desconfio também que o motor mercedes tem sua parcela de contribuição para o desempenho da equipe, aliás Button já declarou que a dirigibilidade do carro com motor Mercedes é muito superior ao do Honda. quem também deve estar muito chateado é o primeiro sobrinho, Bruno Senna, que inclusive era dado como certo na equipe esse ano. Vai correr na DTM, pela Mercedes Benz ano que vem, vai entrar num ninho de cobras criadas, pode ser que se saia bem, mas eu não apostaria meu dinheiro nisso.




Aliás, Airton já andou de Mercedes, em corridas promocionais que antecediam os GPS, com uma 190E, em 1984. Quem não deve estar muito feliz com essa empreitada Bruno Senna e Mercedes Benz, deve ser a Audi, pois até hoje a família tem participação nos negócios da montadora das quatro argolas no Brasil. Dizem que um empresário português amigo da família Senna (não recordo o nome da pessoa, o que também não importa), que tem envolvimento com a marca de estrela, teria descolado essa para o primeiro sobrinho. De qualquer forma acho que a Audi não está gostando dessa história, mesmo pq ela é a única rival da Mercedes no DTM.





Por falar em Mercedes, a mesma declarou publicamente essa semana que está revendo sua participação na F-1, junto à McLaren, graças a mais um ato falho da equipe de Woking, leia-se a presepada de omitir informações aos comissários da FIA após o GP da Austrália. As relações entre Lewis Hamilton e a Mclaren, também estão estremecidas, o pai de Lewis, Anthony Hamilton, declarou que o filho pode mudar para outra equipe ano que vem, inclusive a Ferrari, ele só precisa saber se Hamilton está ou esteve algum dia nos planos de Maranello, eu pessoalmente acho mais provável que Alonso venha a fazer parte da escuderia num futuro próximo.




A McLaren será ouvida e julgada pela FIA novamente, como é antecedente do caso de espionagem envolvendo a Ferrari, creio que serão julgados culpados, porém duvido que sejam excluídos do mundial, afinal estamos em recessão, e o número de carros no grid está no limite do aceitável.
Provavelmente, a equipe de Woking sofrerá um desfalque no seu budget, o que dificultará ainda mais, o desenvolvimento e evolução da âncora que os projetistas colocaram na pista esse ano. Por falar em âncora, apesar do episódio da omissão com a verdade na Austrália, Lewis, vem provando na pista, que é um excelente piloto, levando o mal nascido carro que pilota aos pontos em ambas as corridas, apesar da desclassificação merecida na Austrália.


De Kovaleinen, melhor nem comentar nada. Pois se na Austrália foi tirado da pista por Barrichello na primeira curva, na Malásia errou sozinho e abandonou na primeira volta, com certeza sua batata deve estar assando.



A Toyota e outra surpresa agradável, assim como Timo Glock, esse ano parecem que acertaram a mão, só o Trulli que precisa focar mais durante as corridas, provas de que ele é competente ele já deu, precisa por em prática tudo que sabe.


A BMW é outra que andou bem com Heidfeld na Malásia, porém a equipe parece inconstante nesse começo de temporadada, o curioso é que é a única equipe que está utilizando o KERS em um único carro, no de Heidfeld, o carro de Kubica, não anda com dispositivo, devido ao peso do piloto. Aliás vamos ficar de olho nessa equipe, pois ao que parece, o KERS é mais vilão do que mocinho. Os carros equipados com KERs, parecem ser mais desequilibrados nas curvas, do que os carros sem o dispositivo, devido aos 80kg que o dispositivo pesa em média. Outro fator que leva a essa conclusão é o desempenho da Brawn, que projetou seu carro sem prever o KERS, trocando em miúdos, a Brawn não tem, e nem utilizará o KERS esse ano, pelo simples fato de o carro não ter sido projetado comtemplando o dispositivo, e é de cara o carro mais equilibrado da categoria esse ano.


Dividiria a responsabilidade da fantástica performance da Brawn, 50% culpa do extrator traseiro, e 50% da ausência do KERS.




Várias equipes estão refazendo seus carros para incorporar o extrator, e não me espanta se algum desses carros vier sem o KERS.



A Red Bull, parece ter feito um carro bom, aliás muito bom, sem extrator está andando nos pontos consistentemente. Vettel, é excepcional, com certeza um futuro campeão. Webber, bem, é Webber, um foguete em classificação, e diretor da GPDA, e só.


A Renault é outra que projetou uma âncora, um biga, uma beliche, ou o que vcs quiserem chamar, Piquet Jr. Continua devendo performance, se continuar assim, pode acabar perdendo a vaga na F-1. Alonso em compensação, fez se formar uma fila atrás dele na Malásia, formada de carros superiores ao dele, o espanhol, se não consegue disputar vitórias, vem mostrando suas virtudes, ao conseguir ser competitivo, mesmo que momentaneamente com a cadeira elétrica que dirige.

A Toro Rosso, tem um carro, que é praticamente igual ao da Red Bull, mas os resultados sumiram. Falta de Vettel e também culpa da presença de Sebastian Buemi e Sebastian Bourdais, que não estão mostrando nenhum tipo de serviço. Bourdais, icnlusive já está na linha de fogo da imprensa, e já arranjaram um substituto para ele, o primeiro sobrinho. Acho muito cedo ainda. Se Bourdais não fez nada até agora, Piquet Junior também não, os dois estão com a água pelo pescoço, precisam mostrar resultados, mas é cedo para se falar em substituição.

A Force Índia, esse ano é a lanterna da turma, ainda bem que A Mercedes Benz fornece motores para a Brawn, aliás não me espantaria nem um pouco, se nas próximas corridas aparecer um powered by Mercedes-Benz na carroceria dos carros de Button e Barrichello.



A Ferrari, que falta o Ross Brawn, Jean Todt e Schumacher (ao volante) fazem, o pior é que por dinheiro nenhum do mundo a Ferrari contrata o Brawn novamente, afinal ele é dono da equipe onde trabalha, e está sendo a sensação da temporada. A crise da escuderia parece iminente, se não monstrarem uma performance convincente na China, irão sucumbir a crise. Massa vem se mostrado bem agressivo nas largadas, porém poderia ser um pouco mais agressivo durante as ultrapassagens ao decorrer da corrida. Raikkonen, vinha fazendo uma corrida até que descente, até alguma alma iluminada escolher pneus para chuva severa, enquanto a pista ainda estava seca. Colocaram a culpa em Schumacher. Porém a culpa é em última instância sempre do Domenicali, afinal ele é o diretor esportivo, recebe muito bem por isso, e tem que saber lidar com erros e pressão. A imagem de Raikkonen tomando sorvete e coca-cola de bermuda nos boxes, enquanto os outros pilotos estavam no grid tomando chuva, foi cômica, mas agrava ainda mais a impressão de falta de interesse que o mesmo mostra. O F-60 não é nenhuma maravilha, mas também não é um McLaren, o que está destruindo as corridas da Ferrari são as estratégias de corrida mal executadas e bizonhas como o pneu no carro de Raikkonenen na Malásia. Os vermelhos precisam de um novo estrategista urgentemente.
Bom é isso.

Até o GP da China.

Abraços.

4 comentários:

L.O. disse...

O português que é amigo da família Senna e tem um baita envolvimento com a Mercedes-Benz chama-se Domingos Piedade; profissional competente e reconhecido no meio, além de ser fã do Ayrton.

O que nossos pilotos precisam entender é que que o mundo não se resume mem F1: o Bruno está indo simplesmente para a equipe oficial da Mercedes-Benz no mais famoso campeonato de turismo da Europa. O cara tá bem!!! Vide Augusto Farfus...

Apenas em um ponto descordo: tenho minhas dúvidas sobre o Tadeu Schmidt; acho que ele dá bucha no Galvão...

Belo review Carlo!

Blog do Malfitani disse...

Obrigado pelõ esclarecimento L.O.!

Pareo duro entre esses dois narradores heim L.O.

Obrigado por ter lido, a~pós o GP da China, tem mais pitacos!

Grande Abraço.

Luis Gozzani disse...

Parabens pelo post!!!

Abraço

Blog do Malfitani disse...

Valeu Gozzani!

Em breve os comentários do GP da China estarão no ar.

Abs.