terça-feira, 14 de abril de 2009

Decidindo o mundial 2009 nos tribunais.

Boas pessoal

Hoje a FIA está julgando a legalidade dos difusores traseiros da Brawn GP, Williams e Toyota.

O mundial pode começar a ser decidido hoje.


Fotos acima: A Brawn GP com o polêmico difusor e a Ferrari com o difusor que ela julga legal, porém muito menos eficiente que o da rival.
A FIA provavelmente irá declarar o dispositivo legal, novamente.
Além do mais, equipes menores e com orçamento enxuto, como a Williams e a Brawn GP, acabaram se dando bem. Isso é bom para a competição em si, pois equipes como a McLaren e a Ferrari, que no momento apresentam um desempenho capenga, tem estrutura e budget para recuperarem sua performance ao longo da temporada, e se trabalharem de forma rápida, podem chegar até disputando título com a Brawn. Essa vantagem das equipes menores no início da temporada, pode ser um fator decisivo, para que no final do ano, tenhamos mais de duas equipes e alguns pilotos com chances reais de serem campeões.

Se o pessoal da FIA for esperto, mantém a legalidade dos difusores e deixa as equipes mais estruturadas correrem atrás do prejuízo. Todavia, se os mesmos forem banidos, podemos ter já à partir do GP da China, uma nova ordem no campeonato 2009 da F-1.

Porém como já foi escrito nos Pitacos do GP da Malásia, ainda acho que na mesma proporção que o difusor é o herói no momento, o KERS é o vilão. Reprojetar um carro com difusor e sem KERS, com certeza é o caminho mais curto para voltar a ser competitivo.
Abraços a todos.

Nenhum comentário: