quarta-feira, 29 de julho de 2009

Schumacher no lugar de Massa.

Boas pessoal.

O heptacampeão Michael Schumacher irá substituir Felipe Massa à partir da próxima corrida, o GP da Europa em Valência, daqui a três semanas.

Uma surpresa para esse humilde blogueiro.

Será interessante ver Schumacher em ação ao lado dessa nova geração.

Será que o alemão, mesmo sem sentar num F1 à mais de dois anos, conseguirá já em Valência, velocidade suficiente para enfrentar em pé de igualdade a concorrência?

Abraços a todos.

domingo, 26 de julho de 2009

Problemas técnicos no Blog.

Boas pessoal.

Infelizmente, devido à problemas técnicos, o review do GP da Hungria não será postado hoje, como é de costume. Assim que possível posto o mesmo aqui.

Este humilde blogueiro continua na torcida para a pronta recuperação de Felipe Massa.

Durante a semana teremos novos posts, inclusive mais uma rodada do Quiz.

Desculpem me pelo transtorno.

Grande abraço a todos e bom começo de semana!

sábado, 25 de julho de 2009

Champions Forever.

Boas pessoal.

Essa achei hoje, o documentário Champions forever, que retrata a temporada de F1 de 1973.

Assistam, é em duas partes, tem uma hora e meia. Altamente recomendável.

Primeira parte:


1970s+F1+-+Champions+Forever+-+Part+1+of+2

Segunda Parte:


1970s+F1+-+Champions+Forever+-+Part+2+of+2

Boa pipoca a todos.

Acidente de Massa.

Boas pessoal.

Felipe Massa, hoje no treino da Hungria, foi o mais azarado e o mais sortudo piloto entre todos os que compõe o grid da F1 nesse domingo.

Azarado pois esse tipo de acidente, algum objeto atingir a cabeça do piloto, é extremamente raro, apesar do acidente fatal de Henry Surtees, semana passada, onde um pneu desprendido de um carro que colidiu, acertou em cheio sua cabeça.

Sortudo porque a consequência poderia ter sido muito mais grave.

Esse tipo de acidente é raro, porém já aconteceu na F1, em 1972, no GP da França Helmut Marko foi atingido por uma pedra levantada por um carro que ia a sua frente, a pedra atingiu diretamente seu olho. Como consequência Marko ficou cego do olho esquerdo e acabou por se aposentar prematuramente.

Vamos ficar na torcida para a pronta recuperação de Massa.
Abraços a todos.

domingo, 19 de julho de 2009

Quem, quando e onde?

Boas Pessoal.

A última rodada do quiz foi acertada pelo Jiba.

A resposta certa está lá nos comentários da última rodada.

Então vamos à próxima rodada:


Está muito fácil essa rodada, então mãos à obra.

Bom jogo a todos.

sábado, 18 de julho de 2009

Os melhores.

Boas pessoal.

Quem me conhece, sabe que sempre admirei provas de Rally de velocidade. A muito que admiro os pilotos do WRC, e sempre defendi que os mesmos não devem nada aos pilotos de F1, e em alguns fundamentos de pilotagem, são insuperáveis.

Segue um belo vídeo tributo aos melhores pilotos da história do WRC, entre eles os saudosos Colin McRae e Richard Burns, que infelizmente nos deixaram... Fazem falta, pois suas pilotagens eram comparáveis a uma pintura de Michelangello.



Abraços a todos.

domingo, 12 de julho de 2009

Review GP da Alemanha.


Boas Pessoal.

Vamos a mais um review, agora do GP da Alemanha, que aconteceu no circuito de Nurburgring.


Vitória de Mark Webber da Red Bull, até o próximo GP, Webber será o Australiano mais famoso depois do Crocodilo Dundee e do Man at Work.

Webber, que largou na pole perdeu a liderança para Barrichello que largou no segundo posto, logo na largada. Durante a partida, Webber mudou repentinamente para a linha direita da pista no momento em que Barrichello estava executando a ultrapassagem sobre o australiano, quase houve o toque, algumas voltas depois Webber foi penalizado com um Drive Through nos boxes por causa da manobra na largada.

Nesse momento Barrichello estava na ponta, seguido de perto por Webber, os dois já haviam aberto uma distância sgnificativa para o segundo pelotão, que era liderado por Kovalainen, terceiro colocado naquele momento.

Com a penalidade para Webber, parecia que a corrida ficaria definida em favor de Barrichello, parecia... Devido à menor quantidade de combustível, Barrichello teve que parar nos boxes oito voltas antes da parada de Webber.

Webber e Red Bull pagaram o drive through junto à parada de Barrichello e o australiano voltou em primeiro. Já Barrichello acabou por voltar atrás de Massa dos pits e se mostrou incapaz de passar o piloto da Ferrari. Com uma parada a mais a fazer em relação a Webber e ficando preso atrás de Massa, Barrichello e a Brawn acabaram por entregar a corrida à Webber.

O Australiano, ao contrário de Barrichello, vem mostrando que tem lenha para queimar e está em nível de igualdade em relação à Vettel, já Barrichello em relação à Button...

Vettel fez uma corrida burocrática, chegou em segundo e garantiu assim a vice liderança no campeonato passando Barrichello e se aproximando de Button na tabela.

A Red Bull definitivamente superou a Brawn GP em performance, e o favoritismo de Button tão evidente no primeiro terço do campeonato vai se enfraquecendo.


Massa fez uma ótima corrida hoje na Alemanha, ganhou muitas posições na largada com um carro pesado, e acabou chegando em terceiro dando a impressão de que fez mais do que seu equipamento permite no momento.

Rosberg foi outro que andou bem e no final da corrida apareceu em quarto lugar, ponto para o filho do Keke, que vem mostrando ótimos desempenhos nas últimas provas e por conta desses desempenhos já começam a rolar boataso sobre sua transferência para uma euqipe maior em 2010.


Button em quinto, esteve apagado, assim como na Inglaterra, precisa urgente melhorar seus resultados se quiser manter o favoritismo ao título de 2009. Aliás, estaria a Brawn sentindo a falta de evolução de seu carro devido ao orçamento enxuto? A conferir nas próximas etapas.

Barrichello depois de uma boa largada só remou para trás, e fechou em sexto, um péssimo resultado, e de quebra caiu para a quarta posição na tabela de pilotos, atrás de Button, Vettel e Webber. Lógico que após a corrida Rambochello deu das suas declarações, e mais uma vez tomou uma chanfrada de Ross Brawn, que afirmou que não se ganha corrida se fizer somente dá 11ª melhor volta da corrida. Barrichello perdeu a posição para Button na última parada porque o inglês voou baixo na sua volta dos pits, que foi uma volta antes de Barrichello. A Brawn adotou uma estratégia de 3 paradas, ao meu ver errônea, porém era perceptível que o carro não se adaptou nem aos pneus macios nem aos duros, o que obrigou a equipe a adotar mais paradas de boxes pois os pneus se desgastavam assustadoramente rápido nos carros de Ross.

Acho que a Brawn está padecendo da falta de desenvolvimento por falta de dinheiro, se for isso, somado à evolução da Red Bull, o time inglês pode ter nadado e no final do ano pode morrer na praia...


Alonso chegou em sétimo, mais uma vez o Asturiano andou mais do que a evoluída (somente para Alonso), porém ainda combalida Renault permite.

Kovalainen andou bem, a McLaren não conseguiu montar o pacote de evoluções no carro do finlandês, somente Lewis o tinha no GP tedesco. O finlandês fechou o GP em oitavo e somou um pontinho, porém seu desempenho geral no campeonato ameaça sua posição na McLaren no ano que vem.

Glock fez uma corrida burocrática e chegou em nono e Trulli com um desempenho sofrível em décimo sétimo, a Toyota não é nem sombra do que promeita no começo do ano. Não apostaria meu dinheiro na permanência da equipe nipônica na F1 por mais muito tempo se os resultados continuarem nesse nível.

Heidfeld fechou a corrida em décimo e Kubica em décimo quarto, a BMW ainda se arrasta pelas corridas. Uma pena, pois desde seu ingresso na F1 até o fim do ano passado vinha em franca evolução, já esse ano as coisas estão feias para o time bávaro.


Haikkonen abandonou a prova, e os rumores de que será substituído por alonso o ano que vem vão tomando força. Se for se levar em conta o ânimo e comprometimento do finlandês, Alonso já está em Maranello para o ano que vem.


Nakajima, nem tem o que falar, a F1 é coisa demais para ele.



Sutil fez uma ótima corrida até bater com Raikkonen na saída de seu primeiro pit. Iria certamente aos pontos em casa, mas acabou por desperdiçar essa rara chance de pontuar com uma fraca Force India diante de sua torcida, uma pena.

Hamilton está sofrendo o que nunca sofreu até agora em sua carreira na F1, azar e péssimos resultados seguidos. O McLaren de Lewis parece ter evoluído muito com o novo pacote de atualizações, porém um pneu furado na primeira curva da corrida acabou com qualquer chance de um bom GP nesse domingo.
Buemi, é da mesma turma do Nakajima... O pessoal da Toro Rosso deve estar com muitas saudades de Vettel.
Fisichella chegou em um bom décimo primeiro lugar com uma modesta Force India. O carro parece ter melhorado, porém assim como Sutil, o romano com certeza andou mais do que seu carro permite nesse domingo.



Provavelmente pela última vez nesse review iremos falar de Bourdais e Piquet Jr. mas o que falar. Bourdais deveria voltar para a Indy, de onde não devia ter saído, pois lá esmirilhava a concorrência. Deve voltar para lá em breve. Mais um vindo do automobilísmo americano que se da mal na F1. Parece ser um cara do bem, pacato. Sua despedida e agradecimento ao seu engenheiro, Sérgio Ascanelli ao vivo foi tocante. Esse humilde blog desdeja toda sorte do mundo à Bourdais, e lembra que F1 não é a única coisa do mundo em se falando de esporte à motor, aliás hoje existem categorias muito mais competitivas e mais divertidas que a F1, DTM, FIA GT e WTCC sõa só alguns exemplos.

Piquet também deve estar se despedindo, no sábado ficou pela primeira vez em um ano e meio a frente de Alonso no qualify, mas porque Alonso errou e não porque Piquet acertou. A posição no grid na frente de Alonso de dizimou nas primeiras curvas, pois ao fim da primeira volta do GP Alonso já estava a frente... Que encontre uma sorte ( e performance) melhor em outra categoria.
Como hoje estou mal humorado e com gripe não vou comentar as presepadas do trio Galvão Reginaldo e Burti, vocês leitores fazem isso por mim e pelo blog.

Menção à aparição de Ari Vatanen durante a transmissão. Será ele a substituir Mosley? Seria um improvement infinito. Vamos torcer para que isso aconteça.
Abraços a todos e até o próximo GP.

sábado, 11 de julho de 2009

Three Balls.

Boas pessoal.

Falando em Superkart, seguem imagens de 1990, do campeonato inglês. Corrida realizada no circuito da Ilha de Man. Reparem na velocidade e nas guias, muros e casas por todo o circuito, isso sem falar no piso lusco fusco e no pé do piloto na frente do kart sem proteção nenhuma... Esse merece ir para a seção Three Balls, aliás todas as competições motorizadas na Ilha de Man provavelmente entrariam no Three Balls.



Abraços a todos.

Superkart.

Boas Pessoal.
Alguém entre os amigos-leitores lembra dos Kart F-200 com motor de Agrale, uma categoria que fez muito sucesso no começo dos anos 90 no Brasil. Eram Karts com motor Agrale 200cm^3 e transmissão da mesma moto de 6 marchas. As corridas eram realizadas em circuitos de rua e autódromos como Interlagos. Essa categoria foi um grande frisson na época, até Emerson Fittipaldi participou de algumas corridas. Essa fantástica categoria, onde os Kart passavam dos 200km/h como tudo no automobilísmo brasileiro, não teve continuidade e acabou.


Porém existe até hoje na Europa e nos EUA, a categoria Superkart, que utiliza motores 250cm^3 dois tempos e transmissão de 6 marchas, os karts chegam a inacreditáveis 250km/h, e correm em autódromos famosos.
Segue vídeo de uma prova da SuperKart Americana em Elkarth Lake, vale a pena conferir:



Fantástica a velocidade alcançada pelos pequenos bólidos.

Abraços a todos.

sábado, 4 de julho de 2009

Os verdadeiros heróis da F1.

Boas pessoal.

Esse post é uma forma de lembrete a todos que acham que Bernie Ecclestone e Max Mosley sõa pessoas importantes na história da F1.

Não se pode negar que Bernie fez a F1 virar um negócio milionário nos dias atuais, porém muito menos autêntico quanto competição.

A verdadeira F1 morreu nos idos anos 80, de lá para cá o negócio foi sobreposto sobre a competição e o fair play.

Quem fez essa categoria grande foram os pilotos e as equipes (incluindo todos que trabalham nelas), e não seus dirigentes.

Para ilustrar um momento heróico, talvéz o mais heróico da F1, David Purley, ao ver que seu colega Roger Williamson se acidentou e ficou preso ao carro em chamas no grande prêmio da Holanda de 1973, em Zandvort, pula do carro e tenta desesperadamente ajudar o amigo. Infelizmente o carro era pesado demais para uma única pessoa conseguir desvirá-lo, isso sem falar do despreparo dos fiscais de pista.



Uma justa homenagem a Purley um verdadeiro herói, assim como Williamson que infelizmente se foi prematuramente.

Um vídeo para todos os dirigentes de todos os esportes entenderem que eles são muito pequenos perto dos verdadeiros heróis.